A
importância da Briquedoteca no acompanhamento clínico de crianças Autistas
A brincadeira lúdica nas brinquedotecas são extremamente
importantes para as crianças autistas, em especial as ainda não verbais, não
apenas para que elas tenham o com que se divertir, mas tb para elas terem com o
que desenvolverem e estimularem seus Mundos Internos de Fantasias.Já para o (a)
terapeuta, é extremamente importante para a observação não apenas do comportamento,
mas para a interpretação do simbolismo psicanalítico por trás dos atos
brincares da criança, das histórias que elas criam e das histórias que estas
histórias silenciosas(ou nem tanto) contam, mostrando ali
sentimentos,traumas,rejeições, insatisfações com as incompreensões, e tantas
outras expressões que, ao contrário do que muita gente pensa, não necessita
obrigatóriamente de palavras para expressar. O (a) terapeuta precisa ter a
malícia, a manha, de pegar no ar o sentido e a lógica das brincadeiras, captar
o simbolismo, a história e o que ela quer dizer e contare interpretar psicanalíticamente para
conceber uma brincadeira lúdica de resposta para orientar a criança. Inclusive
o ideal é ter uma câmara escondida na sala, onde o(a) terapeuta possa
acompanhar as brincadeiras e as recomendações da criança para estudá-las
depois, sendo que parte do acompanhamento deve ser interativo, do(da) terapeuta
brincando com a criança, e a outra parte deve ser com a criança brincando
sozinha e sendo observada remotamente sem que o(a) observador(a) seja
visto(a).Outra recomendação: ter sempre na brinquedoteca objetos de uso comum
nas casas, como controles remotos de televisão(sem pilhas), canetas, réguas,
celulares antigos que não se usam mais e não funcionam mais, e, claro, o Lego e
assemelhados não pode faltar nunca!
Cristiano Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário