Autismo:
Em relação aos diferentes desenvolvimentos humanos
O desenvolvimento a
que Piaget se refere é o desenvolvimento neurotípico, e na verdade é uma média
estatística, pois mesmo entre neurotípicos estas idades variam.No tempo de
Piaget o conhecimento sobre o Autismo ainda era minúsculo e muito mais pautado
por preconceitos e por uma visão patologizante do Autismo do que hj em dia, em
que esta visão ultrapassada ainda impera, mas que a Neurodiversidade já existe
e aos poucos vai abrindo caminho para derrubar mais este dogma.Então o
desenvolvimento a que Piaget se refere se aplica tão somente para os
neurotípicos, pois não se aplica aos Autistas, que tem um processo de
desenvolvimento completamente diferente (e com velocidade muito mais variável)
do que o processo de desenvolvimento neurotípico. No que as pessoas fazem de
errado é : 1) Pegar o processo de desenvolvimento neurotípico descrito por
Piaget e tentar aplicá-lo a Autistas, querendo de todo modo que Autistas se
desenvolvam segundo este processo; 2) Usar o processo de desenvolvimento
neurotípico descrito por Piaget, elegê-lo como padrão e exemplo de saúde mental
para toda a Humanidade, ignorando toda a diversidade mental da Humanidade, e
colocar outros processos de desenvolvimento, como o autístico, como se fossem
doentes,atrasos, comprometidos, pq não se encaixam no moldes e nas datas
estabelescidas pela descrição de Piaget.Aí inventam transtornos,desordens,
disfunções, afinal, para estas pessoas, a Humanidade inteira TEM que ter
aprendido a falar no máximo aos 2 anos, ou é inferior, deficiente, doente,
incapaz, etc. Não, as coisas NÃO SÃO assim.O processo de desenvolvimento
autista é outro processo, não deve nem pode ser analisado segundo os critérios
neurotípicos de Piaget, pois estes estão corretos, mas só valem única e
exclusivamente para neurotípicos e mais ninguém.Não existe universalidade
mental, não existe padronização mental, existe diversidade mental,isto sim. Por
isto mesmo é errado falar em atrasos cognitivos, intelectuais e sociais quando
se referir a Autistas, e por isto também é errado falar em comprometimento
quando se referir a Autistas. Não existe uma só régua para medir
desenvolvimentos,nem existe um só desenvolvimento válido. Não se pode comparar
bananas com laranjas. Querer medir o desenvolvimento de um Autista usando os
critérios de desenvolvimento neurotípicos é como medir laranjas usando como
critério os padrões de crescimento da banana tendo como parãmetro o comprimento
que a banana alcança , sem levar em conta que o crescimento da laranja se dá em
diãmetro, não em comprimento.Por estes critérios a laranja nunca alcançará o
comprimento da banana, e aí virá alguém dizer que a laranja tem comprometimento
no seu desenvolvimento, embora ela esteja madura, sadia e cheia de um sumo
delicioso que a banana jamais terá.Então, não há comprometimento de
desenvolvimento no Autismo.Há outro desenvolvimento , a ser estudado e medido
por outros parãmetros e padrões, os autísticos.
Cristiano Camargo
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