Crianças Autistas
são crianças especiais, no sentido de específicas delas, que necessitam de uma
atenção personalizada, dirigida a elas especificamente.
E por que necessitam
elas de um(a) cuidador(a) especializado(a), com qualidades especiais, para
lidar com elas?
Como se sabe,
Autismo não é doença, nem síndrome, nem transtorno, desordem, disfunção,
prejuízo, déficit, nada disto.
Em uma abordagem
mais técnica, o Autismo é uma Progressão Alternativa Global do Desenvolvimento.
Usando uma
referência mais simples e didática, podemos definir o Autismo como uma
Diferente Natureza de Ser, uma Diferença positiva e sadia.
Ao contrário do que
muita gente pensa, as crianças autistas não são “menos” que outras crianças-em
alguns aspectos da vida, elas chegam mesmo a serem “mais”, pois são comuns as
ocorrências de extrema inteligência e precocidade.
Mas elas tem um
processo de amadurecimento/desenvolvimento diferente do das outras crianças . Um
processo que, segundo as regras da Neurodiversidade, não pode ser comparado com
o das outras crianças, sendo vedado que se diga que um seja mais ou menos
rápido que outro e que se atribua vantagens ao das outras crianças, há que se
ser justo.
Assim sendo, e sendo
este Processo de Amadurecimento Autista diferente em sua estrutura, cronologia
e Natureza de Ser, das outras crianças, as crianças autistas precisam ter a
assistência e acompanhamento que sejam específicos para as
singularidades(sadias) delas.
As crianças Autistas
tem um Mundo Interno de Fantasia, por exemplo. Não que outras crianças não
tenham(tem), mas são mundos muito diferentes e mais complexos que os das outras
crianças, e a relação delas com ele é muito mais complexa e longeva.
E, ao contrário do
que o público leigo pensa, crianças autistas não estão presas nem vivem neste
Mundo Interno de Fantasia, isoladas para sempre da Realidade.
Na verdade, Autistas
são como peregrinos: viajam do seu Mundo Interno de Fantasia para a Realidade e
vice-versa quando querem, ficam quanto tempo quiserem, e vão se quiserem ou
sentirem necessidade.
Elas tem um
raciocínio super complexo, uma imensa capacidade de concentração mental, enorme
imaginação e criatividade, e são autodidatas por natureza.
Por isto, elas
necessitam que cuidadores(as) estimulem estas características positivas delas e
as valorizem como qualidades a serem cultivadas.
Haja vista que as
Crianças Autistas tem um Processo de Amadurecimento/Desenvolvimento diferente o
das demais crianças, torna-se necessário orientar este processo na direção da
independência tanto financeira como emocional, liberdade e autonomia,
inserindo-as com dignidade e de igual para igual com outras crianças, sem se
deixarem serem manipuladas por ninguém; não só no ambiente escolar, mas
preparando-as para serem incluídas no ambiente de trabalho e social, porém,
respeitando e mantendo as diferenças , peculiaridades e jeito de ser delas. Ou
seja: o(a) cuidador(a) não deve, em hipótese alguma tentar transformar o
comportamento original autístico delas para que se torne o mesmo comportamento
das outras crianças. A adaptação delas às escolas deve ser feita de modo a que
elas possam ser aceitas dignamente, mas mantendo-se autistas inclusive em seu
comportamento, e que possam cumprir os deveres sociais , obrigações e obter
sucesso profissional e afetivo, independência, auto sustento ,autonomia e
felicidade. E esta adaptação deve ser acompanhada, logicamente, de uma
adaptação da escola, professores, diretores, funcionários e demais alunos à
criança autista.
Os(as)
cuidadores(as) precisarão de ter as seguintes qualidades e características:
-Paciência
-Não ter
preconceitos de qualquer natureza,
-Vontade de aprender
e aceitar novos conhecimentos e comportamentos
-Criatividade para criar
novas ferramentas educacionais para lidar com comportamentos diferentes sem
reprimi-los
-Controle emocional
e Auto controle
-Tolerância a erros
e disposição para ensinar novamente, estimulando a auto estima e auto confiança
da criança Autista
-Senso de justiça,
olhando os dois lados da situação sem nunca ficar culpando sempre a Criança
Autista ou mesmo o Autismo
-Perseverança
-Sensibilidade e
tato, pois Crianças Autistas se magoam/ofendem com muita facilidade
-Ser compreensivo(a)
-Ter espírito
Investigativo, para quando uma Criança Autista estiver envolvida em algum
episódio a ela traumático(crianças autistas se traumatizam com certa
facilidade)
-Ser atencioso(a) e
cortês, nunca gritando nem usando de castigos físicos/psicológicos e evitando
sempre ao máximo possível que o autista seja vítima de bullying
-Ter amor pelo que
faz
-Ser delicado(a)
sempre no tratar
-Ser dedicado(a) e
proteger, sem superproteger
-Nunca subestimar e
sempre acreditar no potencial de amadurecimento/desenvolvimento do autista e em
no que ele é capaz, e acreditar nos sonhos dele e os estimular também
Por todas estas
razões, Crianças Autistas devem ter cuidadores(as) específicos,
Que os ajudem,
orientem, protejam e cuidem, assim, teremos no futuro Autistas bem sucedidos em
todos os campos, contribuindo positivamente para o bem da Sociedade!
Cristiano Camargo
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