Tenho visto preocupado, vários posts de mães de Autistas comparando seus filhos com os filhos Neurotípicos das outras, sempre desfavoravelmente....gente, isto não é legal, e não faz bem a ninguém, nem a mães e nem filhos, e não leva a lugar nenhum!
É extremamente importante, para que vcs possam manter condições psicológicas de continuar educando os filhos, que vcs procurem manter a auto estima e auto confiança de vocês, sobretudo a confiança de vocês na capacidade de vocês auxiliarem e orientarem seus filhos, e a confiança em do que seus filhos são capazes, pois, se vcs mesmas não virem capacidade e potenciais em seus filhos, quem verá por vcs? E se vcs perderem as esperanças e não verem capacidade e potencial para continuarem na luta junto com seus filhos, quem terá, quem verá?
Sabe, ficar desejando ter os filhos dos outros ao invés dos que se tem é não aceitar eles como eles são, é jogar a toalha,é tentar recorrer a "soluções milagrosas", "curas" e aí o perigo de cair em armadilhas de charlatães , com suas pílulas de excrementos e orientações de tomar amaciante de roupas e outros absurdos é enorme, sempre tem algum pilantra querendo se aproveitar e ganhar dinheiro fácil com a baixa auto estima e depressão das outras.
Se vc está deprimida, desanimada,procure um acompanhamento psicanalítico para vc poder ter melhores condições de aguentar e poder cuidar de seu filho.
Pois como eu já disse várias vezes, os filhos autistas percebem, muitas vezes sem revelar nada,guardando para si, quando os pais estão frustrados, deprimidos,angustiados,e, mesmo sem perceber, estes sentimentos acabam passando para os Autistas e os afetando.É difícil,mas é preciso manter o stress, a depressão e a angústia do lado de fora e não deixar manifestar estas coisas na frente deles, pois isto certamente irá afetá-los, inclusive alguns deles correm o risco de se sentirem culpados.
Pais Sãos,Filhos Sãos- sempre !
Cada sentimento negativo que vcs escondem ou sentem na frente dele pode ser a sementinha para sentimentos negativos deles que corre o risco de germinar no futuro; no entanto, é preciso deixar bem claro que os pais não tem culpa nisto.São humanos afinal, e todo mundo está acostumado com filhos neurotípicos, menos sensíveis (mas não imunes ) a estes sentimentos negativos.
Se esta sensibilidade´seria uma desvantagem?Claro que não !
Afinal, ela é quem faz do Autista a pessoa humana poética e linda que é, e é ela quem faz do Autista um ser tão criativo, contemplativo e com tanto pendor para a Arte!
Então, gente, é isto que eu chamo de ser Positivo:reforçar sua auto estima e auto confiança, estar de bem com si mesmo(a) e seu jeito de ser,acreditar em seu potencial e capacidade e nos dos filhos também. Vamos parar de comparar e tocar a vida para a frente, que ela não espera?
Cristiano Camargo
Obrigada pelo post. Como mãe, adorei.
ResponderExcluir