quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Como administrar bem o nosso Mundo Interno de Fantasia (MIF)



Como administrar bem nosso Mundo Interno de Fantasia (M.I.F.):

Sabemos que todos nós Aspergers temos em nossas mentes  o Mundo Interno de Fantasia (M.I.F.),e que ele é uma importante, diria mesmo vital ferramenta para nosso amadurecimento e para realizarmos nossos sonhos.
Porém,ele precisa ser bem administrado e mantido sob controle, e é necessária uma certa disciplina mental para isto, para a qual devemos nos auto-treinar.
Infelizmente, embora Asperger em si não seja uma doença,nem todo MIF é saudável como gostaríamos.O MIF pode ser “contaminado”, por “doenças” advindas seja por comorbidades, seja por traumas (de infância ou não) de alta gravidade, assim como por situações angustiantes e agressivas do meio em qu vivemos, relacionados seja aos pais, colegas ,escola ou mesmo a Sociedade.
Quem vive num ambiente violento,em meio à criminalidade,num ambiente miserável, com pais alcoólatras e/ou drogados, etc, dada sua sensibilidade, pode adquirir “doenças” do MIF difíceis de serem curadas se a pessoa não for transferida para um ambiente saudável onde seja querida e amada.Mas este é apenas um exemplo.
Ainda não se sabe ao certo, que “doenças” podem ser estas, mas é fato, ao meu ver, que muitas crianças Asperger  agressivas e hostis,exageradamente ansiosas,e que não tem comorbidades, não tem um MIF saudável.
Todo MIF saudável é feliz e agradável, sobretudo quando a pessoa chega à terceira fase do Processo de Amadurecimento Asperger.
Identificar e descobrir as “doenças” do MIF e curá-las é o grande desafio dos pesquisadores profissionais e amadores(Aspergers maduros que completaram o Processo de Amadurecimento Asperger com sucesso) é o grande desafio da Ciência psiquiátrica nas próximas décadas.
Mas, voltando então o assunto, e retornando a MIF’s saudáveis, como administrá-los bem?
Em primeiro lugar, distinguir bem entre Fantasia e Realidade.
Ao construirmos nossos mundos, ao vivermos eles, sonhando acordados,é preciso a consciência de que são fantasias e não são reais, e que devemos viver estas fantasias somente nestas horas e dentro destes mundos e não tentar aplicar ao mundo exterior, à realidade.Vejam bem, não estou falando em sonhos no sentido de aspirações de vidas, apenas de fantasiar mundos e aventuras para vivenciarmos,criarmos personagens.
Aspirar é outra coisa e pode e deve ser aplicado na Realidade.
Tendo a consciência plena de que estamos vivendo fantasias num ambiente artificial criado por nós, uma “realidade virtual” que só existe em nossas mentes, podemos, nos valendo de bom senso, criarmos nossas regras e estabelescermos as características e estruturas destes mundos de forma(de preferência) organizada e coerente.Claro que existe a tentação da Onipotência, mas , ao amadurecermos ,normalmente passamos a ser mais democráticos e menos absolutistas no trato com nossos personagens.
A construção de nossos personagens, inclusive é muito importante.Por mais que eles sejam, seja em termos de personalidade, idade, sexo, estrutura física, etc, diferentes de nós, todos eles tem um lado de nós, uma faceta e cada um normalmente representa uma emoção nossa.
Muito são como gostaríamos de ser, outros como não gostaríamos e outros são simplesmente alternativos.Na dicotomia que geralmente fazemos entre o Bem e o Mal, é importante que o Bem prevaleça, mas não sempre.O Mal triunfar de vez em quando é bom para a saúde do nosso MIF porque nos permite nos identificarmos mais com  a Realidade, onde nem tudo tem finais felizes.Bolar guerras em nossos mundos, ou corridas, competições internas também é saudável, mas é bom administrarmos bem os resultados e não sermos nem previsíveis nem parciais demais.
É sempre recomendável dedicarmos ao menos uma ou duas horas ao dia, diáriamente , ao nosso MIF e lá ficarmos.Não apenas faz bem como exercita.Fazermos listagens, seja no papel ou no computador, de dados estatísticos de nossos MIF’s também são excelentes exercícios de imaginação que mantém nossos MIF’s saudáveis.Por exemplo, muitas vezes, pego um caderno e escrevo, em forma de lista, a evolução de automóveis fictícios do meu MIF, com dados de comprimento, peso,cilindrada, potência, velocidade, e estabelescendo mdelos por ano de fabricação , por exemplo:
Ano Marca Modelo Comprimento,Peso, Nº de cilindros,Cilindrada, Potência
1987 Ufox 1707, 4,17m, 1024 kg,4 cil, 1704 cc,181 Hps
1988 Ufox 1707, 4,17m, 1019 kg, 4 cil, 1724 cc, 185 Hps
1089 Ufox 1707, 4,17m, 1014 kg, 4cil, 1744 cc, 189 Hps
Vejam que tudo segue um padrão, a cada ano são retirados 5 kg de peso e acrescentados mais 4 Hps.
Ou ainda , ‘as vezes faço tabelas comparativas de pesos e medidas de minhas personagens femininas:
Nome, Altura, peso, Busto/Cintura/Quadris
Lune, 1,60m,50 kg, 82/67/84
Maki,1,62m, 53 kg, 88/65/94
Sezumi, 1,74m,64 kg,110/70/120
Megumi, 1,50m, 43 kg,76/62/78
Ruri,1,58m,55 kg, 106/69/98
Para quê estas listagens e tabelas?Apenas para exercitar a imaginação, é outra maneira de  viver o MIF e se distrair, é uma ótima maneira de se acalmar, combater o tédio, relaxar e poder pensar com mais calma e lucidez nos problemas do dia a dia depois.Muitas vezes as pessoas me vêem fazendo estas coisas, não entendem nada e ficam perguntando o que é isto...
Enfim, existem muitos meios, práticos ou mentais de se exercitar o MIF e este foi apenas um breve exemplo do que pode ser feito,a criatividade é a tõnica-o importante mesmo é fazer esta “ginástica” mental sempre que puder e tiver tempo livre, de preferência longe do olhar intrigado das outras pessoas, afinal, é chato mesmo ter de ficar explicando e interromper nosso raciocínio durante o exercício.
Mantenham sempre em ordem e procurem reorganizar seus mundos, criar e apagar personagens conforme as necessidades de vez em quando, fazendo uma “faxina” em seus MIF’s, também faz muito bem, a gente se recria, se renova.Então é isto e aproveitem bem !

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário