domingo, 7 de maio de 2017

A importãncia da Briquedoteca no acompanhamento das crianças Autistas




A importância da Briquedoteca no acompanhamento clínico de crianças Autistas


A brincadeira lúdica nas brinquedotecas são extremamente importantes para as crianças autistas, em especial as ainda não verbais, não apenas para que elas tenham o com que se divertir, mas tb para elas terem com o que desenvolverem e estimularem seus Mundos Internos de Fantasias.Já para o (a) terapeuta, é extremamente importante para a observação não apenas do comportamento, mas para a interpretação do simbolismo psicanalítico por trás dos atos brincares da criança, das histórias que elas criam e das histórias que estas histórias silenciosas(ou nem tanto) contam, mostrando ali sentimentos,traumas,rejeições, insatisfações com as incompreensões, e tantas outras expressões que, ao contrário do que muita gente pensa, não necessita obrigatóriamente de palavras para expressar. O (a) terapeuta precisa ter a malícia, a manha, de pegar no ar o sentido e a lógica das brincadeiras, captar o simbolismo, a história e o que ela quer dizer e contare interpretar psicanalíticamente para conceber uma brincadeira lúdica de resposta para orientar a criança. Inclusive o ideal é ter uma câmara escondida na sala, onde o(a) terapeuta possa acompanhar as brincadeiras e as recomendações da criança para estudá-las depois, sendo que parte do acompanhamento deve ser interativo, do(da) terapeuta brincando com a criança, e a outra parte deve ser com a criança brincando sozinha e sendo observada remotamente sem que o(a) observador(a) seja visto(a).Outra recomendação: ter sempre na brinquedoteca objetos de uso comum nas casas, como controles remotos de televisão(sem pilhas), canetas, réguas, celulares antigos que não se usam mais e não funcionam mais, e, claro, o Lego e assemelhados não pode faltar nunca!

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário