sábado, 20 de maio de 2017

Autismo:Em relação aos diferentes desenvolvimentos humanos



Autismo: Em relação aos diferentes desenvolvimentos humanos

O desenvolvimento a que Piaget se refere é o desenvolvimento neurotípico, e na verdade é uma média estatística, pois mesmo entre neurotípicos estas idades variam.No tempo de Piaget o conhecimento sobre o Autismo ainda era minúsculo e muito mais pautado por preconceitos e por uma visão patologizante do Autismo do que hj em dia, em que esta visão ultrapassada ainda impera, mas que a Neurodiversidade já existe e aos poucos vai abrindo caminho para derrubar mais este dogma.Então o desenvolvimento a que Piaget se refere se aplica tão somente para os neurotípicos, pois não se aplica aos Autistas, que tem um processo de desenvolvimento completamente diferente (e com velocidade muito mais variável) do que o processo de desenvolvimento neurotípico. No que as pessoas fazem de errado é : 1) Pegar o processo de desenvolvimento neurotípico descrito por Piaget e tentar aplicá-lo a Autistas, querendo de todo modo que Autistas se desenvolvam segundo este processo; 2) Usar o processo de desenvolvimento neurotípico descrito por Piaget, elegê-lo como padrão e exemplo de saúde mental para toda a Humanidade, ignorando toda a diversidade mental da Humanidade, e colocar outros processos de desenvolvimento, como o autístico, como se fossem doentes,atrasos, comprometidos, pq não se encaixam no moldes e nas datas estabelescidas pela descrição de Piaget.Aí inventam transtornos,desordens, disfunções, afinal, para estas pessoas, a Humanidade inteira TEM que ter aprendido a falar no máximo aos 2 anos, ou é inferior, deficiente, doente, incapaz, etc. Não, as coisas NÃO SÃO assim.O processo de desenvolvimento autista é outro processo, não deve nem pode ser analisado segundo os critérios neurotípicos de Piaget, pois estes estão corretos, mas só valem única e exclusivamente para neurotípicos e mais ninguém.Não existe universalidade mental, não existe padronização mental, existe diversidade mental,isto sim. Por isto mesmo é errado falar em atrasos cognitivos, intelectuais e sociais quando se referir a Autistas, e por isto também é errado falar em comprometimento quando se referir a Autistas. Não existe uma só régua para medir desenvolvimentos,nem existe um só desenvolvimento válido. Não se pode comparar bananas com laranjas. Querer medir o desenvolvimento de um Autista usando os critérios de desenvolvimento neurotípicos é como medir laranjas usando como critério os padrões de crescimento da banana tendo como parãmetro o comprimento que a banana alcança , sem levar em conta que o crescimento da laranja se dá em diãmetro, não em comprimento.Por estes critérios a laranja nunca alcançará o comprimento da banana, e aí virá alguém dizer que a laranja tem comprometimento no seu desenvolvimento, embora ela esteja madura, sadia e cheia de um sumo delicioso que a banana jamais terá.Então, não há comprometimento de desenvolvimento no Autismo.Há outro desenvolvimento , a ser estudado e medido por outros parãmetros e padrões, os autísticos.

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário