sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A Globalização do Autismo



 

As estatísticas tem sempre apontado, há anos, uma tendência de crescimento dos números de autistas em relação ao número total de pessoas em geral no Mundo.

Algumas pessoas se assustam, pois veem no Autismo uma doença, o que não é, e vem nesta tendência uma epidemia.

Outras, sem esta visão atrasada , antiga e preconceituosa, espalhada principalmente por pesquisadores preconceituosos, atrasados, de visão estreita e arcaica, intolerantes para com o Autismo , veem neste aumento de números constantes uma tendência benéfica 'a sociedade e um aumento na diversidade psicológica humana, pois tem uma visão moderna, atual, que respeita os preceitos da Neurodiversidade e da Inclusão.

Acreditem, é uma tendência irreversível, e os neurotípicos terão de se acostumar aos autistas serem cada vez menos minoria e os neurotípicos serem cada vez menos maioria, e não duvido, dentro de algumas décadas poderemos ser uma parcela bastante significante da população.

-E a Globalização do Autismo, que aos poucos está chegando, e os neurotípicos vão precisar se adaptar e se ajustar a este novo modelo de sociedade cada vez mais autista, vão precisar deixar de lado os preconceitos e aprender a incluir, não por obrigação, mas por admiração e necessidade também.

Assim como históricamente os afro descendentes e as mulheres foram conquistando seus espaços e ganhando direitos e passaram a fazer parte da Sociedade, também nós autistas vamos conquistar nosso espaço na sociedade, pelo esforço conjunto nosso e de nossos pais e mães,para que no futuro não tenhamos mais de passar pelo que passamos hoje.

E como estes movimentos, sempre haverá ainda muito pelo que lutar e conquistar!

A grande verdade é que quanto menos minoria um grupo de pessoas é, menos preconceito ele sofre. A quantidade de preconceito que as pessoas sofrem, portanto é diretamente proporcional  'a sua participação no total de pessoas da Humanidade, e depois de atingir um número que a Sociedade considere expressivo o suficiente, a partir deste ponto, o preconceito começa aos poucos a diminuir. Estatísticamente ainda não chegamos a este ponto, mas vamos chegar , e não vamos demorar. Só aí então a conscientização do autismo se espalhará muito mais rápido pela sociedade e seremos beneficiados. Aliás, todas as pessoas serão, pois com a ausência do preconceito, toda a Sociedade ganha. E quanto mais conscientização, menos preconceito, mais direitos, mais participação, mais inclusão, por isto o número crescente de autistas é benéfico aos próprios autistas e para toda a Sociedade, que só terá a ganhar com isto!

Então, podem criticar, podem dizer que eu seja um idealista, um utópico, um sonhador, mas o fato é o de que este futuro está cada vez mais acontecendo e não vai parar e  a Sociedade nunca mais será a mesma-será mais diversa do que nunca, e quanto mais diversa, mais saudável. Os ventos estão mudando, para melhor, aos poucos levando embora o preconceito e a visão ultrapassada e estreita, e trazendo uma visão nova , inovadora, futurista e alargando horizontes de vida e mentais, onde a integração das diversidades mentais um dia florescerá numa sociedade mais justa e feliz. Que o futuro venha, pois quem mudam os ventos somos eu, você, ele, ela, todos nós, a sociedade toda, e quem sonha trabalha para realizar seu sonho !

 

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário