sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A questão das Crianças Autistas e de sua necessidade de um(a) cuidador(a)


 

Crianças Autistas são crianças especiais, no sentido de específicas delas, que necessitam de uma atenção personalizada, dirigida a elas especificamente.

E por que necessitam elas de um(a) cuidador(a) especializado(a), com qualidades especiais, para lidar com elas?

Como se sabe, Autismo não é doença, nem síndrome, nem transtorno, desordem, disfunção, prejuízo, déficit, nada disto.

Em uma abordagem mais técnica, o Autismo é uma Progressão Alternativa Global do Desenvolvimento.

Usando uma referência mais simples e didática, podemos definir o Autismo como uma Diferente Natureza de Ser, uma Diferença positiva e sadia.

Ao contrário do que muita gente pensa, as crianças autistas não são “menos” que outras crianças-em alguns aspectos da vida, elas chegam mesmo a serem “mais”, pois são comuns as ocorrências de extrema inteligência e precocidade.

Mas elas tem um processo de amadurecimento/desenvolvimento diferente do das outras crianças . Um processo que, segundo as regras da Neurodiversidade, não pode ser comparado com o das outras crianças, sendo vedado que se diga que um seja mais ou menos rápido que outro e que se atribua vantagens ao das outras crianças, há que se ser justo.

Assim sendo, e sendo este Processo de Amadurecimento Autista diferente em sua estrutura, cronologia e Natureza de Ser, das outras crianças, as crianças autistas precisam ter a assistência e acompanhamento que sejam específicos para as singularidades(sadias) delas.

As crianças Autistas tem um Mundo Interno de Fantasia, por exemplo. Não que outras crianças não tenham(tem), mas são mundos muito diferentes e mais complexos que os das outras crianças, e a relação delas com ele é muito mais complexa e longeva.

E, ao contrário do que o público leigo pensa, crianças autistas não estão presas nem vivem neste Mundo Interno de Fantasia, isoladas para sempre da Realidade.

Na verdade, Autistas são como peregrinos: viajam do seu Mundo Interno de Fantasia para a Realidade e vice-versa quando querem, ficam quanto tempo quiserem, e vão se quiserem ou sentirem necessidade.

Elas tem um raciocínio super complexo, uma imensa capacidade de concentração mental, enorme imaginação e criatividade, e são autodidatas por natureza.

Por isto, elas necessitam que cuidadores(as) estimulem estas características positivas delas e as valorizem como qualidades a serem cultivadas.

Haja vista que as Crianças Autistas tem um Processo de Amadurecimento/Desenvolvimento diferente o das demais crianças, torna-se necessário orientar este processo na direção da independência tanto financeira como emocional, liberdade e autonomia, inserindo-as com dignidade e de igual para igual com outras crianças, sem se deixarem serem manipuladas por ninguém; não só no ambiente escolar, mas preparando-as para serem incluídas no ambiente de trabalho e social, porém, respeitando e mantendo as diferenças , peculiaridades e jeito de ser delas. Ou seja: o(a) cuidador(a) não deve, em hipótese alguma tentar transformar o comportamento original autístico delas para que se torne o mesmo comportamento das outras crianças. A adaptação delas às escolas deve ser feita de modo a que elas possam ser aceitas dignamente, mas mantendo-se autistas inclusive em seu comportamento, e que possam cumprir os deveres sociais , obrigações e obter sucesso profissional e afetivo, independência, auto sustento ,autonomia e felicidade. E esta adaptação deve ser acompanhada, logicamente, de uma adaptação da escola, professores, diretores, funcionários e demais alunos à criança autista.

Os(as) cuidadores(as) precisarão de ter as seguintes qualidades e características:

-Paciência

-Não ter preconceitos de qualquer natureza,

-Vontade de aprender e aceitar novos conhecimentos e comportamentos

-Criatividade para criar novas ferramentas educacionais para lidar com comportamentos diferentes sem reprimi-los

-Controle emocional e Auto controle

-Tolerância a erros e disposição para ensinar novamente, estimulando a auto estima e auto confiança da criança Autista

-Senso de justiça, olhando os dois lados da situação sem nunca ficar culpando sempre a Criança Autista ou mesmo o Autismo

-Perseverança

-Sensibilidade e tato, pois Crianças Autistas se magoam/ofendem com muita facilidade

-Ser compreensivo(a)

-Ter espírito Investigativo, para quando uma Criança Autista estiver envolvida em algum episódio a ela traumático(crianças autistas se traumatizam com certa facilidade)

-Ser atencioso(a) e cortês, nunca gritando nem usando de castigos físicos/psicológicos e evitando sempre ao máximo possível que o autista seja vítima de bullying

-Ter amor pelo que faz

-Ser delicado(a) sempre no tratar

-Ser dedicado(a) e proteger, sem superproteger

-Nunca subestimar e sempre acreditar no potencial de amadurecimento/desenvolvimento do autista e em no que ele é capaz, e acreditar nos sonhos dele e os estimular também

Por todas estas razões, Crianças Autistas devem ter cuidadores(as) específicos,

Que os ajudem, orientem, protejam e cuidem, assim, teremos no futuro Autistas bem sucedidos em todos os campos, contribuindo positivamente para o bem da Sociedade!

 


Cristiano Camargo


 

 

 

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