sábado, 11 de fevereiro de 2017

Os Autistas são os pássaros pintados da sociedade


Explico:
Há um livro, de Jerzin Kosinski, chamado "O Pássaro pintado", que tem uma cena em que um menino pega um pássaro de um bando e o pinta de muitas cores e o devolve ao bando.O pássaro, antes de ser pintado,era muito bem aceito no bando e fazia parte dele; uma vez pintado, não é mais reconhecido e o bando inteiro o ataca ferozmente até matá-lo.
É uma boa metáfora do que a Sociedade faz com os Diferentes.
Mas quem pintou os Autistas?
A própria sociedade acresceu as cores feias do preconceito, da discriminação, do isolamento, do bullying, da intolerância, da desinformação e do desinteresse em se informar e aprender ao Autista, para que o pudesse ver como um monstro, um delinquente, algo a ser repudiado, rejeitado e excluído.
Mas na verdade pintaram por cima, porque os Autistas já nasceram coloridos. Já nasceram com as cores da inteligência, da sensibilidade, da sinceridade, da pureza, da autenticidade, da identidade,e suas cores ao nascer ganharam o brilho e a luz da generosidade, beleza de coração e alma, dos sentimentos mais belos e profundos.
Porém, numa Sociedade em que muitos só enxergam em preto e branco,em tons de cinza, tal destaque e beleza são uma afronta, porque coloca na frente deles um espelho que reflete sua própria pobreza de cores, e ao invés de procurar aprender com os Autistas e se colorir, trazê-los para dentro da Sociedade para o filme noir(de terceira) ganhar toques de cores e esplendor,preferem discriminar, espancar, expulsar, excluir, pois para eles, quem não se molda a si mesmo nos moldes padronizados da sociedade, quem ousa ser mais que um número, é um subversivo perigoso, assim pensam os preconceituosos!
Bitolados pelos tapa olhos de cavalo da ignorância , do individualismo e egoísmo,eles não conseguem ver a inclusão como solução, o olhar maléfico e cruel deles está direcionado apenas para a exclusão e pesquisam até como evitar que novos autistas nascam,numa idéia eugênica de segregação e contenção da variabilidade humana, para impedir que os diferentes e suas cores maravilhosas sejam um dia dominantes na sociedade, e aí as sirenes da Sociedade tocam, alarmando para o "perigo" de uma "epidemia".Outros pesquisam como tentar transformar autistas em neurotípicos e tirar suas cores e deixá-los cinzas como eles.Tudo para manter mais do mesmo e deixar tudo como está.Os Autistas serem minoria é confortável para os preconceituosos, e se puderem extinguir os Autistas da sociedade, transformando-os no que chamam de "cura",para que a Sociedade fique padronizada e uniforme como eles sonham, melhor ainda- eles pensam.
Sá partidarios da uniformidade, não da diversidade, da exclusão, não da inclusão.
Superação para eles é rebeldia, subversiva, perigosa, pode mudar, transformar a Sociedade, e eles são conservadores, tem pavor disto.
Assim, renegam Pirandello e seus diferentes pontos de vista do mesmo fato, renegam Platão e sua humildade em admitir sua ignorância e disposição para aprender coisas novas, renegam Rousseou, com a mostra da pureza louvada da criança ao nascer, e negam que sejam eles que corrompam as pessoas depois de nascidas como o pensador francês afirmava.
Pois preconceito é uma forma de corrupção, doença da alma, transtorno do coração, limitação e negação de aceitar a realidade, é disfunção dos valores e deficiência de sensibilidade,é desvio de caráter (da média dele inclusive, e grave) e inadequação de existir, é déficit cognitivo de não querer aprender e aceitar novos conhecimentos,é cegueira de não aceitar outros pontos de vista, é incapacidade de usar a Teoria da Mente e tentar se colocar no lugar dos Autistas, é a inadaptabilidade de seu narcisismo de se acharem perfeitos e sadios, sem enxergar seus próprios problemas(psicológicos inclusive),suas limitações,e egoísticamente achar que só eles tem direito de permancer na sociedade...
Num ambiente de iguais,ou você se iguala a todos ou você está fora por ser inferior, doente, assim eles pensam, assim eles ditam, assim eles julgam.
Sim, julgam, os preconceituosos são os Juízes da sociedade, mas ao contrário dos de verdade por profissão, estes só condenam.Não queem, não sabem e nem muito menos querem saber de como absolver ou ser realmente justo.Cegos de um olho, só enxergam um lado da questão, o deles.Ignorar é cômodo e confortável, não?A previsibildade traz tanta segurança, então, por que lidar com o desconhecido?Por que desbravar novas terras e conhecer todo um novo mundo, e muitos novos e fascinantes conhecimentos?
Sim, é assim que eles pensam.E não é nenhuma novidade. Sempre foi assim.
Mas não precisa ser assim para sempre.
Uma revoada de pássaros é feita de adultos e filhotes, de pais, mães e filhos, unidos por um objetivo comum.E uma revoada de milhares, milhões de pássaros pode fácilmente derrubar um Jumbo 747 !
O sacrifício de alguns, até de muitos pode compensar depois. Muitos autistas já sucumbiram e tombaram nas linhas de frente na guerra contra o preconceito.Mas não pode ser em vão.Ó show tem de continuar e a luta prossegue. Um dia os cavaleiros do apocalipse tem de cair e que anjos azuis os vençam com a sua luz, e tornem sociedade melhor, mais justa e realmente igualitária e civilizada!

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário