segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Autismo: Acabou a Era da Inocência-e agora?



Autismo: Acabou a Era da Inocência- e agora?

Este artigo é  direcionado especialmente para você Autista  adolescente ou adulto(a).Não que seus pais não possam ou não devam lê-lo também, mas o recado é especificamente para os filhos. Pois tão importante quanto ajudar os pais a lidar com os filhos é ajudar os filhos a lidarem com os pais.
Muito embora a grande maioria dos  pais seja guerreira, e faça tudo  para seus filhos e tente encaminhá-los na vida, há uma parcela deles, que geralmente não aparecem nas redes sociais, que não aceita os filhos serem Autistas, que expressam, ‘as vezes na frente dos próprios filhos seu preconceito contra o Autismo(e consequentemente contra os filhos, pois a não-aceitação é uma das muitas formas de preconceito)e chegam mesmo a odiar o Autismo.
É aí que começam as cobranças neuróticas de exigência de comportamentos neurotípicos, os xingamentos aos filhos, o tratamento com desprezo ou mesmo agressividade, e a imposição de obstáculos e limites nas vidas dos/das Autistas, atrapalhando a vida deles, mas , muito mais grave, levando a eles/elas um sofrimento gratuito e desnecessário, como angústia e depressão, em alguns casos mais grave podendo levar os filhos ao suicídio.
Quanto um pai ou uma mãe ensina a um filho ou uma filha Autista   a odiar o  próprio Autismo,ou a rejeitar seu próprio Autismo para adotar comportamentos neurotípicos, está na verdade ensinando o/a Autista a odiar e rejeitar a si mesmo(a)e ‘a sua Natureza, sua Identidade. Não precisa nem ensinar, basta demonstrar para o/a filho(a) que odeia e rejeita o Autismo do/da filho(a) .E as consequências disto tudo  podem ser gravíssimas!
Mas agora sim, depois desta introdução, vamos ao recado aos filhos:
Se você ,Autista, acaso tiver um pai ou uma mãe que lhe dizem na sua cara coisas como Pra outras coisas você não é demente” “Parece débil loide",e outras  pérolas do preconceito do gênero, isto significa que para você , acabou a sua Era da Inocência. É preciso despir a fantasia de “anjo azul”, jogá-la fora e mostrar a seus pais como você é realmente. Por que você está sendo uma vítima do ódio ao Autismo e precisa reagir a isto ‘a altura.

 Todo Autista tem que um dia aprender a enfrentar as pessoas. Faz parte de superar, amadurecer. Não é ‘a toa que a adolescência, tanto para neurotípicos como para autistas, é a era da revolta .Esta revolta precisa existir, pois,amadurecer é preciso. E não é só do amadurecimento dos filhos que se está falando.
A adolescência dos filhos é também o término da Era da Inocência dos pais, é a hora de o relacionamento dos pais com os filhos deixar de ser infantil e passar por uma fase de transição, onde este relacionamento amadurecerá e se transformará num relacionamento entre pais e filhos adulto.
Não, os pais não permanecem os mesmos enquanto os filhos crescem e amadurecem. O amadurecimento dos filhos faz o amadurecimento dos pais e a adolescência é a forma que os filhos encontraram de amadurecer as relações e quebrar a inocência dos pais cujo desejo profundo é o de que os filhos permanecessem crianças para sempre, e assim, continuam tratando os filhos como se fossem crianças, os superprotegendo e mantendo o relacionamento infantilizado para ambas as partes. Superproteger é uma forma de inocência, de manter a relação infantil. Mas também de dominação, que pode resvalar para a manipulação e a neurose, o autoritarismo, a ditadura, se os pais não tiverem cuidado. Inclusive esta reação dos pais ‘as revoltas dos filhos de achar que esta rebelião seja um desrespeito é uma infantilidade, uma imaturidade. Uma família não é uma instituição militar rígida regida por hierarquia rígida, pela obediência cega, pela inquestionabilidade das ordens e dos superiores,se é ditadura, não é família, é relação de dominação e opressão maniqueísta.
Então, meu caro e minha cara Autistas,é chegada a sua vez É chegada a hora da revolta, da rebeldia. Enfrente sua mãe. Enfrente seu pai. Enfrente  sua família. Imponha-se, imponha respeito para com vocês e para com suas Identidades .Que se dane que não aceitem seus diagnósticos, diagnóstico é o de menos, o importante mesmo é a sua Natureza, sua Identidade, isto eles vão ter de respeitar, nem que seja na marra. Rebele-se e liberte-se, se na vida ficarmos parando de fazer tudo o que é certo, que a gente gosta, por causa das proibições dos outros, a gente nunca será feliz na vida.  Se suas famílias colocaram uma barreira na sua frente, um limite,Derrube esta bareira. Chute este limite para longe.  Joguem tudo para o alto e lute, e se for preciso, gritem, berrem, mas não cedam, não obedeçam. Se Assumam Autistas, assumam seu Autismo e imponham o Autismo de vocês ‘as famílias de vocês. É hora de crescer, pois rebelar é se libertar. Abrir as asas fora do ovo, mostrar que não é mais a eterna criança e mostrar a seus pais que vocês cresceram não só fisicamente, mas emocionalmente e se tornaram emocionalmente independentes deles. Tem hora na vida que o mais sábio é se revoltar, se rebelar, desobedecer. Mostre que você está mais maduro no seu relacionamento com eles do que eles estão com você. Abra-lhes os olhos . A sua Era da Inocência acabou e a deles também.
Nenhum grito dói mais do que o grito da liberdade, da independência, amadurecer dói, dói muito, é sofrido deixar a criança para trás, entrar no casulo, se transformar em adulto e guardar a criança que se foi na mente e no coração, é uma fase crítica, mas decisiva, super importante, e uma hora esta hora  esta hora chega.
E esta hora é agora !Critique, se imponha, mostre suas qualidades, use sua inteligência e criatividade, os deixe sem argumentos.Pense estrategicamente, leia Maquiavel,seja um pouco maquiavélico, você vai ver, faz bem !E não,  não ceda a eles.Eles certamente farão chantagens emocionais, se vitimizarão, mas não ceda um milímetro. É para o próprio bem deles, pode ter certeza, não será um benefício só para você, pois você estará fazendo o bem. Eles não podem mandar na sua vida para sempre. Dependência emocional é escravidão, é cativeiro, liberte-se !
Na vida a gente tem de aprender a não depender emocionalmente de ninguém. Olhe, sinceramente, ser um(a) bom/ boa filho(a) não é ser (a) filho(a) submisso(a), cativo(a), cegamente obediente, sem opinião própria, sem visão critica da realidade. Você, filho Autista, nunca vai ser um(a) heroí/heroína se você se esconder debaixo da cama, e se esconder por trás das ordens da família. Para ser um(a) herói/ heroína da superação, você precisa enfrentar. A si mesmo(a), ao outros, 'a sua família, encará-los e provar a eles do que você é capaz. Só assim você amadurecerá e amadurecerá a seus pais também, é um grande favor que fará a eles e pelo qual eles lhe agradecerão um dia. Vão ‘a luta, eu tenho certeza que vocês conseguem, eu confio em vocês ! É hora de despertar- e lutar !
Inclusive por que, se voc~es não forem capazes de enfrentar seus pais, como enfrentarão aos outros lá fora, que não os amam, não estão nem aí com voc~es e é cada um por si?É crucial enfrentar a família agora para ter condições de enfrentar o mundo e a realidade lá fora dos muros e paredes protetores de casa.Sem aprender a se impor a seus pais, vocês nunca aprenderão a se impor a ninguém, e sofrerão muito mais.Não são só seus pais que tem de prepara-los para a Vida, vocês tem de se preparar também, pois vocês j´´a são adolescentes/adultos e seus pais envelhecerão e chegará o dia em que não mais poderão enfrentar o Mundo por vocês, para vocês, já pensaram nisto?Um dia chegará o dia em que seus pais estarão velhos demais para proteg~e-los efetivamente, e ,francamente, não se pode proteger do mundo, que o mundo um dia cobra sua fatura, e  ela pode ser impagável.Então todo pai e toda mãe deveria agradecer por ter um adolescente rebelde em casa.É doloroso sim, para pais e filhos, mas é necessário. Pois sem esta revolta, os filhos não estarão maduros nem preparados para a vida.
Então que termine a Era da Inocência e começe a sua Era da Superação. Sua Era da Vitória!
E por falar em vitória, você não estará vencendo seus pais. Você os estará ensinando a vencer junto com você, para que vocês, filhos e pais vençam juntos, como um time. A que? ‘As dificuldades da vida, oras !Então, vamos lutar e seguir em frente?
 Pois doravante o caminho é do sucesso, então, para o alto e avante !
Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário