terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Uma reflexão filosófica sobre a Sociabilidade e a Sociedade




O que é a Sociabilidade em seu conceito, em si, e qual o seu valor?
Com esta questão inicio esta reflexão que se debruça em cima de tal complexidade, que vislumbra em si mesma uma quase infinita variedade de valores e sub conceitos.
Para tentar organizar um pouco o caos  e a fractalidade de questões tão complexas,penso ser prioritário definir um conceito de Sociedade.
Sociedade hoje tem um significado e um sentido muito diferentes do que tinha na Pré-História,quando nossos ancestrais, os Homo Erectus, o primeiro estágio humano científicamente provado capaz de utilizar a linguagem verbal, há cerca de um milhão e meio de anos atrás.
Primitivamente, poderia- se dizer que Sociedade fosse um agrupamento de seres humanos organizada sob uma liderança, com divisões de tarefas e pressupondo atividades e valores altruístas de ajuda mútua, com todos trabalhando e vivendo para o bem da própria Sociedade, refletindo-se no bem para eles mesmos.
Este conceito simples ainda é válido somente para as pequenas sociedades silvícolas como Índios e Aborígenes ainda não aculturados.Mas estes estão em franca extinção e é provável que estejam cem por cento extintos até o fim deste século ou mesmo antes.
Hoje em dia, a Sociedade, poderia se colocar de forma simples e resumida, é um agrupamento de seres humanos organizada sob não mais uma liderança expressa em uma única pessoa, mas em  influências, de entidades abstratas(mas muito ambíguamente, concretas ao mesmo tempo)chamadas Corporações Multinacionais.
Portanto, atualmente, as coisas mudaram muito e a própria Sociedade se transformou. A Sociabilidade foi uma das grandes responsáveis pela adaptação humana para o meio ambiente, no sentido mais darwiniano possível, e pelo sucesso humano e também pela criação da Civilização Moderna.
Porém,a Sociabilidade já fez o seu papel. O Homem foi a única espécie que se libertou de ter de se adaptar ao Meio Ambiente para criar seu próprio Meio Ambiente; a Civilização Urbana, primeiro, e o ambiente virtual, cibernético das redes virtuais, mais recentemente.
Com a Virtualização da Sociabilidade campeando e cada vez mais dominando sobre a antiga Sociabilidade tradicional, os valores mudaram, as adaptações necessárias mudaram, e  Homo sapiens é a primeira espécie a criar seu próprio ambiente e exigir dos membros de sua espécie que se adapte a ele. Aquela antiga Sociabilidade aldeã já cumpriu seu papel e tende a desaparecer, pois não se adapta mais ao Meio Ambiente Virtual Globalizado de hoje em dia, tornando-se assim, a cada dia mais desnecessária.
Suas desvantagens são óbvias: choques de relacionamentos e temperamentos, alcoolismo, drogas, tabagismo, corrupção e até crime.
Mas o mais crítico mesmo da Sociabilidade Aldeã de antigamente seja mesmo a intolerância ‘as Diferenças e ‘a timidez, colocando uma barreira difícil de transpor e superar para pessoas como os Autistas, por exemplo.
Mas na Sociedade cada vez mais globalmente virtualizada, em que as pessoas interagem cada vez mais por trás de seus computadores e celulares, as pessoas deixaram de ser altruístas, para se tornarem cada vez mais egoístas e individualistas, e se tornaram mais livres para expressar seus preconceitos com muito mais impunidade, e as antigas barreiras e limitações morais da Sociabilidade e da Sociedade Aldeã tem sido cada vez mais derrubadas e destruídas, em favor da livre expressão de preconceitos e intolerâncias, como , por exemplo, na comemoração da morte da ex primeira dama brasileira Marisa Letícia, das campanhas virtuais nas redes sociais pela torcida pela morte dela,protestos virtuais pelo atendimento dela em um Hospital de alta classe,e até pela expressão da vontade de muita gente de que sequer atendimento médico ela tivesse, além de alguns médicos sugerindo formas de mata-la, inconformados com as tentativas dos colegas que tentaram salvá-la; e com atos virtuais que se refletem em atos reais atuando a realidade, como o buzinaço na frente do Hospital onde Marisa estava em coma, desrespeitando não só a ela, como aos demais pacientes,onde a Lei é clara:hospital exige sil~encio em seus arredores para facilitar a recuperação de seus pacientes e proporcionar ambiente adequado ao médicos para poderem trabalhar.A mesma intolerância, imoralidade e desrespeito foi cometida pelos milhares que protestaram contra o direito do marido dela, Lula, ex-presidente marcado pela luta trabalhista, sindical e política, de discursar durante o funeral dela,em um desabafo tão necessário quanto importante.
A Sociedade virtualizada, portanto, está cada vez mais excludente e se tornando um emaranhado de pequenas ilhas  se relacionando entre si pelo cultivo do ódio irracional e insano insuflado pela Mídia.
O Antigo ditado dizia:Nenhum Homem é uma ilha. Não era. Agora é. A Sociedade globalmente virtualizada de hoje já não é mais um continente, mas sim, um gigantesco arquipélago, cujas pontes entre as ilhas são cada vez mais virtuais e menos reais e as comunicações entre as ilhas se dá cada vez mais por via satélite.
Neste novo Ambiente que está sendo construído, a Sociedade multi-insular,a Sociabilidade tradicional que levou o Ser Humano a seu sucesso histórico, está desaparecendo, e a Sociabilidade virtual está cada vez mais a substituindo.
Agora é a cultura do “Me first”, do “Não li nem lerei”, do “Não estou nem aí com a sua opinião”, do “Não me importo como você pensa”, do “Discordar de mim é desrespeitar a minha opinião e a mim”, que se lê tanto nas redes sociais.É a cultura do individualismo, do egocentrismo, do egoísmo, do narcisisimo, que a cada dia mais domina a paisagem da Sociedade real.
Isto também levou ‘a desintegração de valores e da expressão radicalizada de preconceitos e intolerâncias cada vez mais individuais, com o cultivo da meritocracia mais hipócrita e elitista, que tem no seu representante máximo, Donald Trump.
Mas, e o Autismo neste novo contexto que está se desenhando?
Autistas são, por natureza, individualistas, não por egoísmo ou por individualismo, narcisismo, mas por que a natureza deles é mais contemplativa, introspectiva.Eles são e sempre foram assim. E a nova Ordem Social Globalizada e Virtual foi para eles um bálsamo e também, uma maldição.
Um bálsamo por que  a sociabilidade virtual dispensa o contato real  e elimina fatores como a introspecção e a timidez, e uma maldição, por que, diante da possibilidade de impunidade, num ambiente não-controlado por governos e polícias, as pessoas passaram a exercer seus preconceitos, estigmas e intolerâncias livremente, sem medo de serem presas por isto.
Diante deste quadro, qual a possibilidade de Autistas, em especial os Aspergers,  se adaptarem a esta Sociedade cada vez mais virtual e globalizada, no sentido darwiniano?
Enorme ! Especialmente se tiverem o apoio dos pais e dos terapeutas , crescendo num ambiente que incentive a independência, a autonomia e a liberdade deles.
O número de Autistas  Aspergers ativistas da causa do Autismo, que lutam não necessitando mais que seus pais sejam seus porta vozes tem crescido espetacularmente, e muitos deles que por enquanto só se apresentam junto com suas mães nas suas palestras, logo passarão a palestrar sozinhos, sem controles, nem ninguém para ditar-lhes o que dizer em público ou dizer-lhes quais as opiniões que devem ter, criando assim opiniões a argumentos próprios. A sociabilização virtual os está levando a ficarem cada vez mais desinibidos e cada vez menos envergonhados e a se politizarem, adaptando-se a este novo mundo, este novo ambiente virtual.
A possibilidade cada vez maior de as empresas disponibilizarem empregos virtuais, em que as pessoas trabalham para a empresa em casa, em seu próprio computador, é uma realidade concreta que se dissemina cada vez mais, e mais uma vez, dispensa a sociabilidade tradicional aldeã.
Com isto, é cada vez menor, a necessidade de Autistas serem estimulados a procurar amizades reais, pois a virtualização das relações humanas é crescente em uma tendência exponencial e irreversível, irresistível.
Assim sendo, levando-se em conta que a invenção do computador eletrônico e da internet, e também das primeiras redes sociais foram obras de Autistas Aspergers de sucesso, pode –se dizer, que, de certa forma, para o Bem ou para o Mal, a nova Sociedade e o novo ambiente virtualizado e global foi a criação de um novo ambiente a que todos terão de se adaptar ou se extinguir.
Assim como os ambientes mudaram quando das Eras Glaciais e o retorno posterior das temperaturas mais amenas, também o Ambiente Humano mudou, e a Sociedade e a Civilização também.
E autistas se adaptaram tão bem e se identificaram tanto com este novo Ambiente Humano por que tiveram, e tem, uma vantagem crucial: eles tem na própria mente um ambiente virtualizado aplicável na Realidade , e uma Identidade introspectiva, contemplativa e individualista por Natureza, que vê em seu jeito de ser, um espelho do que em quê a Sociedade está se transformando, e eles poderão ter um papel preponderante no futuro, do combate ‘as intolerâncias , dos preconceitos , das discriminações e dos Estigmas Sociais, contribuindo positivamente para uma sociedade melhor e mais feliz !

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário